• Matéria: Sociologia
  • Autor: thamarapereira74701
  • Perguntado 7 anos atrás

Estudos recentes feitos por biólogos, geólogos, botânicos, geralmente em parceria com arqueólogos, têm sugerido que vastas porções da floresta amazônica não são áreas virgens, intocadas pelo homem, mas são setores da mata manejados pelos índios ao longo de gerações para seu sustento. Um artigo publicado em março de 2017 na revista Science indicou que havia maior concentração e diversidade de árvores que podem ser fonte de alimento perto dos antigos assentamentos humanos. O trabalho listou 85 espécies vegetais que foram usadas e domesticadas pelos índios, como o açaí, a castanha-dopará e a seringueira. Essa matéria informa que a) as árvores que podem ser fonte de alimento só ocorrem perto de antigos assentamentos. b) vastas porções da floresta amazônica foram prejudicadas pelo manejo dos indígenas. c) a diversidade vegetal aumenta quando os assentamentos humanos se dispersam. d) o manejo da mata, pelos indígenas, criou concentrações de fontes de alimento.

#UNICAMP

Respostas

respondido por: thaynnaba
2

Sobre os estudos feitos acerca da ocupação das florestas, a resposta certa é a:

d) o manejo da mata, pelos indígenas, criou concentrações de fontes de alimento.

Isso porque o texto incia falando sobre os estudos que indicam que muitas áreas que antes se achavam intocáveis na realidade não são.

Tal fato se dá tendo em vista a ocupação humana de indígenas que moram nesses locais e que vivem da caça e da coleta de alimentos o que pressupõe uma concentração de fontes de alimentos nesses locais.

Importante notar que geralmente os povos caçadores e coletores são nômades já que quando a oferta de um alimento acaba em um local ele migra para outro.

espero ter ajudado!

Perguntas similares