• Matéria: Sociologia
  • Autor: matheusouza5867
  • Perguntado 7 anos atrás

O trecho reproduzido a seguir trata da pesca da tainha entre os Tupinambá, e foi escrito por Hans Staden, um alemão que viveu com esse povo no litoral paulista de 1550 a 1554. Leia-o e assinale a alternativa correta. (...) era preciso estar especialmente alerta em agosto, pois é então que eles pescam determinado tipo de peixe. Esse peixe muda-se do mar para a água doce das bocas dos rios, com a finalidade de desovar. Chama-se, na língua deles, parati. Capturam tais peixes com pequenas redes ou abatendo-os com flechas. Uma parte deles é usada para fazer uma farinha a que dão o nome de pirá kuí. Segundo o texto, a) os Tupinambá não pescavam tainhas no mês de agosto, época em que esses peixes desovam. b) a tainha, um tipo de peixe originário de água doce, migra para as bocas dos rios para desovar. c) uma parte das tainhas era capturada, pelos Tupinambá, com redes, e outra, a flechadas. d) na língua tupinambá, "parati" é o termo utilizado para designar um tipo de farinha feita da tainha

#UNICAMP

Respostas

respondido por: LouiseSG
10

Segundo o texto, c) uma parte das tainhas era capturada, pelos Tupinambá, com redes, e outra, a flechadas.

A tainha é um peixe que pode ser encontrado principalmente em litorais de clima temperado e tropical, mas alguns vivem igualmente em águas doces.

A pesca da tainha é considerada como um tradição dos tupinambás. Os índios capturam tais peixes com pequenas redes ou abatendo-os com flechas.

Com a tainha, os índios faziam uma farinha que durava messes. Era um peixe muito valorizado porque podia ser estocado.

Perguntas similares