O texto a seguir descreve o longo processo de constituição do Estado nacional brasileiro. "De um lado, uma multiplicidade de células políticas, de outro, Estados fortes, mercantis ou francamente coloniais que, a partir da segunda metade do século XVIII, consolidam suas fronteiras, reduzindo-se a um único Estado, o português, ao qual sucede, em 1822, o Estado brasileiro." Como consequência do processo descrito pela autora, pode-se considerar que houve, no período imperial, a) um apagamento da diversidade étnica em nome da construção de uma nação homogênea. b) a construção de uma nação pluriétnica que respeitava as diferenças entre os povos. c) uma política de saúde e educação diferenciada para as populações indígenas. d) uma política em que imigrantes eram tão importantes quanto os índios na construção da nação
#UNICAMP
Respostas
respondido por:
3
Alternativa correta. a) um apagamento da diversidade étnica em nome da construção de uma nação homogênea
O texto acima evidencia o início do preconceito racial a partir das atitudes dos europeus frente a civilização indígena, no que tange à busca de uma civilização homogênea, por meio do bloqueio da cultura da diversidade.
Por conta disso, os indígenas eram obrigados a aprender a cultura europeia e não realizar qualquer tipo de manifestação ou expressão indígena, levando a grandes movimentos de resistência.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás