Respostas
Resposta:
Título, Legenda, Escala, Projeção e Orientação
Explicação
Bem não são bem 7 regras, são 5.
Título: O nome do mapa, o que vai identificar sobre o que se trata o mesmo , exemplo: IDH por Estado (Brasil)
Legenda: É o que explica sobre o que se trata cada cor num mapa, exemplo: Imagine um mapa do Brasil que representa o número de habitantes por estado, nessa legenda o número de habitantes vai ser divido por números exatos e por cores diferentes que normalmente é uma cor e vários tons da mesma, agora voltando pro exemplo: O mapa traz vários tons de azul para mostrar a população, sendo o tom mais escuro mais habitantes e o mais claro menos habitantes. A legenda nesse exemplo vai estar assim: 500 mil habitantes (Azul bem claro), 1-5 milhão de habitantes (Um ciano talvez), 5-15 milhões de habitantes (Azul em tom moderado nem tão claro e nem tão escuro) Acima de 15 milhões (Azul escuro)
Escala: indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado. As escalas podem ser gráficas ou numéricas (ambas presentes no exemplo acima). A escala numérica apresenta-se em números de uma divisão, e a escala gráfica apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços.
Projeção: indica a técnica que foi empregada para fazer o mapa. Como sabemos, as projeções cartográficas são as diferentes formas de representar o globo terrestre (que é geoide, quase esférico) em um plano. Como essa representação apresenta distorções, se sabemos qual foi a projeção utilizada em um determinado mapa, conseguimos ter uma melhor noção sobre elas.
Orientação: indica a técnica que foi empregada para fazer o mapa. Como sabemos, as projeções cartográficas são as diferentes formas de representar o globo terrestre (que é geoide, quase esférico) em um plano. Como essa representação apresenta distorções, se sabemos qual foi a projeção utilizada em um determinado mapa, conseguimos ter uma melhor noção sobre elas.
Bonus:
As projeções cartográficas diferentes, sim o mundo por ser uma esfera foram feitas vária projeções diferentes para representar o nosso planeta, abaixo irei citar algumas delas:
Projeção de Mercator (É a projeção mais comum nos mapas atuais, sendo utilizada majoritamente em mapas escolares e didáticos)
Projeção de Peters (A Projeção de Peters foi apresentada em 1973 pelo historiador Arno Peters. Contudo, a versão de Peters é uma reformulação de uma representação de 1885, proposta por James Gall. Assim, essa projeção é também conhecida como Projeção Gall-Peters.
Essa projeção corresponde a uma projeção cilíndrica equivalente e sua principal característica é o achatamento no sentido leste-oeste e a deformação no sentido norte-sul. Essa característica dá a impressão de que os países em altas latitudes são menores, dando maior destaque aos países “menos desenvolvidos”. O modelo de Peters, portanto, conserva as áreas, mas deforma ângulos e formas)
Projeção de Robinson: A Projeção de Robinson foi proposta em 1961 pelo geógrafo e cartógrafo Arthur H. Robinson. Ela corresponde a uma projeção afilática e pseudocilíndrica apesar de não possuir nenhuma superfície de projeção, suas características assemelham-se à projeção cilíndrica. Nessa projeção, há alteração das formas e das áreas.
A representação dos meridianos ocorre por meio de curvilíneas e os paralelos por linhas retas. A intenção dessa projeção é reduzir as distorções angulares, o que gera uma distorção mínima das áreas continentais, sendo, portanto, considerada a projeção que melhor apresenta as massas de terra.