É correto afirmar que essa a área do conhecimento foi uma resposta dos gregos aos problemas reais, levando em conta a contribuição de outras culturas, mas assimilando e modificando seus conteúdos. A afirmação acima refere-se à:
A) Antropologia
B) Sociologia
C) Filosofia
D) Mitologia
E) Raciologia
UURGENTEEEEEEE!!!!!!!!!!
Respostas
A alternativa C) está correta.
A filosofia foi uma resposta dos gregos a problemas reais, levando em conta a contribuição de outras culturas, mas assimilando e modificando seus conteúdos.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia.
Os primeiros filósofos gregos teriam surgido por volta do século VI a.C e buscaram compreender como e porque os fenômenos naturais ocorriam. Desta maneira passaram pela história como filósofos da natureza ou pré-socráticos, e de certa maneira buscavam compreender a origem de tudo e todos a partir de uma substância material específica.
Nomes como Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaximandro, Pitágoras, Filolau, Xenófanes, Parmênides, Zenão, Leucipo, Demócrito, entre outros, tornaram-se bastante famosos e são classificados em escolas filosóficas específicas, a exemplo: Escola Jônica, Pitagórica, Eleata e Atomista.
Posteriormente, Sócrates de Atenas inauguraria uma nova forma de conhecimento filosófico, destinada a compreender e inserir o homem no contexto social e político das póleis gregas fazendo frente a chamada escola sofista, que em suma negava a existência de qualquer verdade absoluta e centrava-se na capacidade de buscar conhecimentos práticos para a vida, utilizando-se de muita retórica.
Sócrates, assim como seus discípulos e sucessores era partidário do desenvolvimento da virtude e reflexão, e ao longo de sua vida buscou transformar a sociedade a partir da atuação ética dos seus respectivos cidadãos. Seu método baseava-se no diálogo constante com os indivíduos, buscando mostrar o quanto somos ignorantes a respeito dos mais variados temas a partir de nossas próprias contradições. Foi condenado a morte por ingestão de cicuta por perverter a juventude ateniense.
Seu discípulo mais famoso foi Platão, também ateniense e fundador da Academia, uma instituição de ensino para formação de filósofos. Haja vista que Sócrates não tenha deixado nada escrito, coube a Platão registrar os ensinamentos do mestre.