ocê foi convidado por um programa de TV para ser entrevistado em um especial sobre os 30 anos da Constituição Federal de 1988, que, conhecida como Constituição Cidadã, estabelece inúmeros direitos sociais que são uma responsabilidade estatal, tais como saúde, educação, segurança, previdência e proteção ao desemprego.
Durante a entrevista, além de falar sobre isso, você menciona que o texto constitucional estabelece expressamente a existência de diversas formas de intervenção na economia, como a regulação de mercados e o monopólio de determinadas atividades em favor da União.
Durante a entrevista com você e demais convidados, a jornalista que apresenta o programa fala sobre como o Estado não consegue surprir todas as demandas da sociedade e, aproveitando o gancho, lhe pergunta como pode ser classificado o Estado brasileiro da atualidade. Responda
Respostas
Resposta:
Para melhor identificar a posição brasileira, cumpre lembrar que são três as principais teorias sobre a função do Estado. A teoria abstencionista defende que o Estado deve limitar a sua atuação à manutenção da ordem, sem qualquer interferência na iniciativa individual. A teoria socialista baseia-se na intervenção do Estado em todas as matérias. Assim, o Estado deve fornecer tudo o que o indivíduo necessita, por meio de uma socialização dos bens materiais e morais da sociedade. A teoria eclética aponta que a função do Estado seria supletiva e complementar em relação à iniciativa privada, auxiliando ela na realização do progresso e da civilização. Este último é o caso brasileiro, já que, embora haja intensa atuação estatal na promoção de direitos sociais, não há uma completa absorção das atividades privadas pela máquina estatal. Muito pelo contrário, a livre-iniciativa é considerada um dos pilares da sociedade brasileira.
Explicação:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Para melhor identificar a posição brasileira, cumpre lembrar que são três as principais teorias sobre a função do Estado. A teoria abstencionista defende que o Estado deve limitar a sua atuação à manutenção da ordem, sem qualquer interferência na iniciativa individual. A teoria socialista baseia-se na intervenção do Estado em todas as matérias. Assim, o Estado deve fornecer tudo o que o indivíduo necessita, por meio de uma socialização dos bens materiais e morais da sociedade. A teoria eclética aponta que a função do Estado seria supletiva e complementar em relação à iniciativa privada, auxiliando ela na realização do progresso e da civilização. Este último é o caso brasileiro, já que, embora haja intensa atuação estatal na promoção de direitos sociais, não há uma completa absorção das atividades privadas pela máquina estatal. Muito pelo contrário, a livre-iniciativa é considerada um dos pilares da sociedade brasileira
Explicação: