• Matéria: História
  • Autor: paulinhamorena4018
  • Perguntado 6 anos atrás

A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. (Adaptado de Camila F. G. Santiago, "Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva" Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento. b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais. c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte sacra europeias. d) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias

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Respostas

respondido por: EduardoPLopes
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É correta a alternativa B, tendo sido a arte colonial brasileira, em especial nos séculos XVI e XVII, uma forma de espalhar no país as crenças e ideais católicos, reforçando a "defesa ideológica" contra o avanço do Protestantismo no país.

Deste modo, a Igreja Católica, que já na época lutava contra o Calvinismo, Luteranismo e outras formas de reforma, incentivava, por meio do patrocínio a artistas e literatos, a criação de obras que tivessem por tema a fé, tendo sido as obras de Aleijadinho um exemplo bem claro deste modelo artístico-religioso no Brasil.

respondido por: oticamadricba
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Resposta:

É correta a alternativa B, tendo sido a arte colonial brasileira, em especial nos séculos XVI e XVII, uma forma de espalhar no país as crenças e ideais católicos, reforçando a "defesa ideológica" contra o avanço do Protestantismo no país.

Deste modo, a Igreja Católica, que já na época lutava contra o Calvinismo, Luteranismo e outras formas de reforma, incentivava, por meio do patrocínio a artistas e literatos, a criação de obras que tivessem por tema a fé, tendo sido as obras de Aleijadinho um exemplo bem claro deste modelo artístico-religioso no Brasil.

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