A reação popular conhecida como Revolta da Vacina se distinguiu pelo trágico desencontro de boas intenções: as de Oswaldo Cruz e as da população. Mas em nenhum momento podemos acusar o povo de falta de clareza sobre o que acontecia à sua volta. Ele tinha noção clara dos limites da ação do Estado. A Revolta da Vacina pode ser considerada como uma reação popular contra a ação do Estado porque a) o povo não se revoltava contra a obrigatoriedade da vacinação, mas contra os meios violentos pelos quais o Estado a executava, demolindo cortiços e expulsando os pobres para os morros. b) o povo se revoltava contra certas medidas do governo, como a expulsão de moradores e a demolição de cortiços para a abertura de avenidas, e a vacinação obrigatória, realizada com intervenção violenta da polícia. c) o povo se revoltava contra a ação do Estado, por considerála um desrespeito à moral das famílias, embora desejasse a vacinação gratuita e obrigatória. d) o povo se revoltava contra a obrigatoriedade da vacinação porque essa medida era tomada por um governo ditatorial, que fechou o congresso nacional e ficou conhecido como "república da espada".
#UNICAMP
Respostas
A resposta é:
d) o povo se revoltava contra a obrigatoriedade da vacinação porque essa medida era tomada por um governo ditatorial, que fechou o congresso nacional e ficou conhecido como “república da espada”.
A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em novembro do ano de 1904, quando o povo insatisfeito protestou contra a Lei da Vacinação Obrigatória da anti-varíola e também contra os serviços públicos prestados.
A Lei da Vacinação Obrigatória impunha a obrigação de todos serem vacinados contra a varíola e o povo ficou insatisfeito com essa medida , protestando também em relação a qualidade serviços sanitários comandadas pelo médico Oswaldo Cruz e também contra as obras do prefeito da época Pereira Passos.
Resposta: B)
o povo se revoltava contra certas medidas do governo, como a expulsão de moradores e a demolição de cortiços para a abertura de avenidas, e a vacinação obrigatória, realizada com intervenção violenta da polícia.
Explicação:A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos..
*A reforma do Rio de Janeiro foi responsável pela demolição de centenas de edifícios, o que fez com que milhares de pessoas pobres fossem desalojadas de suas casas.
(Esses locais deram espaço para avenidas largar.)
!!!!!!!!!E Essa população desalojada ou teve de ir para os subúrbios ou instalou-se nos morros da cidade.!!!!!!!!