Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itália e nos Países Baixos, e essas foram as regiões de onde veio grande parte dos artistas. (Adaptado de Peter Burke, O Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64.) A relação entre o Renascimento cultural e o ambiente urbano na Europa dos séculos XV e XVI justifica-se porque a) as cidades eram centros comerciais e favoreciam o contato com a cultura árabe, cujo domínio das técnicas do retrato e da perspectiva sobrepôs-se à arte europeia, dando origem ao Renascimento. b) a presença de artistas nas cidades atraía os investimentos de ricos burgueses em busca de prestígio social, fazendo com que as regiões que concentravam os artistas, como a Itália e os Países Baixos, se urbanizassem mais que as outras. c) nas cidades podia-se estudar a cultura artística em universidades, dedicadas ao cultivo da tradição clássica e ao ensino de novas técnicas, como o uso do estilo gótico na arquitetura e da perspectiva na pintura. d) a riqueza concentrada nas cidades permitia a prática do mecenato, enquanto o crescimento do comércio estimulava o encontro entre as culturas europeia e bizantina, possibilitando a redescoberta dos valores da antiguidade clássica.
#UNICAMP
Respostas
Sobre os aspectos do renascimento, a resposta certa é a:
d) a riqueza concentrada nas cidades permitia a prática do mecenato, enquanto o crescimento do comércio estimulava o encontro entre as culturas europeia e bizantina, possibilitando a redescoberta dos valores da antiguidade clássica.
Isso porque o renascimento foi um movimento artístico e científico que possibilitou mudanças profundas na sociedade e na economia da Europa em especial em países como a Itália e os Países Baixos que foram os primeiros locais onde o movimento ocorreu.
Importante notar assim que a prática do mecenato consista em financiamento dos artistas tendo em vista que a arte era algo bastante apreciada naquela época já que tinha m grande status social.
espero ter ajudado!
É correta a alternativa D, já que foi justamente nas Repúblicas Mercantis que a arte renascentista ganhou mais espaço e foi mais forte.
Algumas famílias muito ricas, como a dos Médici, viam na arte um caminho que possibilitava a transformação das suas próprias sociedades, defendendo a difusão de princípios humanistas e culturais por meio das obras artísticas. Patrocinavam artistas que criavam obras que difundiam estas ideias, inspirados em valores gregos e romanos do período clássico.
Michelângelo, por exemplo, começou a estudar artes patrocinado pelos Médici, e foi um dos mais importantes expoentes artísticos do período.