Leia atentamente texto a seguir.
A fome deixou de ser um fato isolado ou ocasional e passou a ser um dado generalizado e permanente: ela atinge 800 milhões de pessoas espalhadas por todos os continentes. Quando os progressos da medicina e da informação deviam autorizar uma redução substancial dos problemas de saúde, sabemos que 14 milhões de pessoas morrem todos os dias, antes do quinto ano de vida. Dois bilhões de pessoas sobrevivem sem água potável. O fenômeno dos sem teto, curiosidade na primeira metade do século XX, hoje é um fato banal, presente em todas as grandes cidades do mundo. O desemprego é algo tornado comum. A pobreza também aumenta. No fim do século XX, havia 600 milhões de pobres a mais do que em 1960; e 1,4 bilhões de pessoas ganham menos de um dólar por dia. O fato, porém, é que a pobreza e o desemprego são considerados como algo “natural”, inerente a seu próprio processo.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização –
do pensamento único à consciência universal.
A partir do texto, pode-se afirmar que, para o autor:
I. os contrastes sociais do mundo estão se acentuando nas últimas décadas.
II. a globalização diz respeito apenas à economia e nada tem a ver com os contrastes sociais apontados no texto.
III. a exclusão social ampliou os contrastes sociais e pôs a nu as contradições do sistema capitalista.
IV. a ampliação dos problemas sociais está relacionada essencialmente à degradação ambiental e não às falhas do sistema econômico globalizado.
São corretas apenas as afirmações:
A
II e III.
B
I e IV.
C
II e IV.
D
I e III.
E
I e II.
Respostas
Letra D: ao considerarmos a visão do autor do texto, é possível afirmar que, segundo ele, os contrastes sociais do mundo estão se acentuando nas últimas décadas, ou seja, que as desigualdades sociais estão aumentando; ocorrem mais mortes, mais pobrezas, mais doenças, mais fome, etc.
O autor deixa implícito em sua visão sobre os s contrastes sociais do mundo que de fato a exclusão social ampliou esses contrastes sociais e pôs a nu as contradições do sistema capitalista, ou seja, demonstrou que o sistema capitalistas possui falhas, tal como outros.
Resposta:
D) I e III.
Explicação:
O processo de globalização acentua a discrepância econômica entre os países pobres e ricos. Como a questão quantitativa é extremamente valorizada nos dias de hoje, problemas sociais e humanitários são deixados de lado, agravando ainda mais a situação vivida por milhões de pessoas, principalmente as que estão nos países subdesenvolvidos.
Espero ter ajudado!
Esse é o gabarito da questão (eu tinha na minha prova)