Por que Boris Fausto afirmou que em 1930 era imprescindível a mudança na exportação de café pelo Brasil?
Respostas
Olá!!!
Resposta:
Na medida em que São Paulo concentrou grande parte das indústrias do país, durante algum tempo minimizou-se a importância da economia cafeeira e da industrialização em outras regiões ou supôs-se também que, onde se desenvolvesse a cafeicultura, haveria automaticamente um processo de industrialização. A modernização ocorrida não pode ser confundida com a industrialização de São Paulo. Apesar de estar centralizado na região cafeeira, a despeito da concentração de capitais ter sido mais elevada e acelerada naquele estado, o processo de modernização autoritária ocorreu em todo o território nacional.
Deve ser mencionado o artigo de Boris Fausto, Expansão do café e política cafeeira.
Resposta:
Isto aconteceu pois em 1929 houve uma crise financeira internacional que fez com que o consumo de produtos supérfluos, como o café, que não é essencial para a vida humana, caísse consideravelmente.
Como a economia brasileira era dependente, em grande medida, ainda da exportação de café, nesta época nos vimos seriamente abalados por uma crise econômica profunda, de modo que era necessário modernizar a nossa economia, fortalecendo o mercado interno e o desenvolvimento de outros setores, em especial da industrialização.