Já ouviu o ditado que diz que "A primeira impressão é a que fica"? Pois é, ele diz muito sobre a avaliação diagnóstica, pois como o próprio nome diz, esse tipo de avaliação precisa ocorrer no início do período letivo, como um diagnóstico da turma que o professor está assumindo por aquele período letivo.
A importância desse tipo de avaliação é, principalmente, ditar o tom que professores e alunos irão assumir no restante do ano letivo. Porém, não cabe apenas o primeiro olhar, a primeira impressão realmente, quando o assunto é a avaliação diagnóstica, sendo assim há alguns instrumentos para coleta de informações.
Marque a alternativa que apresenta os instrumentos mais indicados para a realização desta avaliação.
a) Roda de conversa sobre a temática estudada em aula.
b) Acompanhamento e revisão dos deveres de casa realizados pelos alunos.
c) Revisão diária das atividades realizadas cotidianamente em aula
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
d
Explicação:
respondido por:
13
Resposta:
d)
Aplicação de provas e/ou trabalhos com conteúdos desenvolvidos no ano anterior para a aferição da aprendizagem dos alunos.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
A avaliação diagnóstica corresponde à aplicação de provas e/ou trabalhos com conteúdos desenvolvidos no ano anterior para a aferição da aprendizagem dos alunos. A revisão diária das atividades realizadas cotidianamente em aula pelos alunos, bem como, seus deveres de casa e a roda de conversa sobre a temática estudada em aula são exemplos de avaliação formativa. A realização de provas e/ou trabalhos que de forma cumulativa resultam na nota ou conceito do semestre representa um modelo de avaliação somativa.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás