• Matéria: Filosofia
  • Autor: Nataliasantos6708
  • Perguntado 7 anos atrás

compare a diferença entre a dúvida metódica cartesiana e o 'nada sei" socrático. O que as aproxima? o que as afasta? qual delas parece filosoficamente mais consciente?

Respostas

respondido por: gabriela15ppp
26

Resposta:

Dúvida metódica cartesiana – Descartes

O “Discurso do Método” é um dos textos mais conhecidos de Descartes, pertencente a uma corrente racionalista (que privilegia o pensamento lógico como forma de explicação da realidade). Para o filósofo, é preciso duvidar para chegar na certeza das coisas. Assim, dá início ao seu racionalismo, que leva a dúvida em relação ao mundo e tudo o que faz parte dele, fazendo nos afastarmos de tudo aquilo que fora estabelecido como certo. Assim, todas as coisas que vemos são falsas. E tudo que existe não existe. Desprezando todos os sentidos, começa-se do zero. Tendo como conclusão a certeza e verdade das coisas.  

"Só sei que nada sei" – Sócrates

Por meio dessa frase, Sócrates reconhece a sua própria ignorância. Nesse paradoxo, o filosofo nega categoricamente o posto de professor e sabedor de qualquer conhecimento. A lógica é simples, ao afirmar que nada sabe, ratifica o fato de que não tem nada para ensinar.

O que as aproxima:  

Descartes e Sócrates andam juntos na linha de pensamento que nós não sabemos a verdade das coisas. Se não sabemos de nada, não temos o que duvidar.

O que as afasta:

A diferença é que Descartes propõe a dúvida para que possamos saber a verdade das coisas. E Sócrates afirma que não sabemos de nada, portanto, não tem nada para ensinar, assim, não tem o que duvidar. Mas, se não duvidarmos, não chegamos a uma conclusão verdadeira, portanto, Sócrates não tenta tomar uma conclusão real das coisas, diferente de Descartes.

respondido por: larissamagrani
2

A dúvida permeia as filosofias de Sócrates e Descartes, pois tendem a pensar o conhecimento como uma fonte que "derruba" o senso comum.

Sócrates e Descartes: aproximação e afastamento

  • A frase "Só sei que nada sei" é símbolo da douta ignorância de Sócrates, ou seja, o pensador, embora consciente da sua sabedoria, entende que o verdadeiro filósofo deve ser humilde e não agir por títulos ou honrarias.

  • Já a dúvida metódica é levada às últimas consequências para estabelecer uma base e um fundamento imutável na ciência.

  • Elas se aproximam, porque ambas utilizam a dúvida e se afastam, pois Descartes estabelece uma verdade que se fundamenta na razão.

  • Parece que o pensamento de Sócrates é mais consistente, porque não fica preso na razão, mas abre possibilidades para ser no mundo.

Saiba mais sobre Sócrates em: https://brainly.com.br/tarefa/21167748

Saiba mais sobre Descartes em: https://brainly.com.br/tarefa/6526816

Anexos:
Perguntas similares