• Matéria: Filosofia
  • Autor: socorroajudaeuaqui
  • Perguntado 7 anos atrás

1:o julgamento moral é conhecido como DOXA e o julgamento técnico é considerado a EPISTEME, De um exemplo de como nem sempre um julgamento baseado na EPISTEME pode satisfazer a sociedade.
_
_
_
_

2:agora tente dar um exemplo de quando o julgamento baseado na DOXA ou também direito consuetudinàrio pode não satisfazer a sociedade?


SOCORRO

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

1 - Os julgamentos baseados na episteme são, por natureza, técnicos, levando em consideração muito mais uma área pequena, que é aquilo em que ela se especializa, que os interesses gerais, muito mais complexos, da sociedade.

Quando, por exemplo, engenheiros florestais determinam que determinadas árvores não podem ser derrubadas, pois são fundamentais para a manutenção do ecossistema, isto pode entrar em conflito com as crenças sociais de uma população que depende desta exploração econômica para se manter.

2 - Os julgamentos baseados na Doxa podem não satisfazer a sociedade quando levam a consequências desastrosas, por serem baseadas em opiniões, e não em um sistema epistêmico mais seguro, sendo um exemplo disto a queima de lixo em uma determinada região, baseando-se na comodidade para quem queima o lixo, que polui as fontes de água, o ar e prejudica a saúde de grande parte da população.

Perguntas similares