A ascaridíase e a ancilostomose, causadas respectivamente pelo Ascaris lumbricoides e pelo Ancylostoma duodenale, são consideradas parasitoses intestinais. No entanto, essas parasitoses podem também causar lesões pulmonares.a) Considerando o ciclo desses parasitas, explique por que eles são capazes de causar lesões pulmonares. b) Cite um método profilático para prevenir cada uma dessas parasitoses e justifique a eficácia do método citado.
#UFF
Respostas
a)No ciclo ambos os pararasitas, as larvas caem na circulação sanguínea e vão para o coração, do qual são levadas aos pulmões onde podem causar lesões.
b)Um método profilático para a ascaridiase e a lavagem dos alimentos e das mãos, já que a infecção e via oral. Já para ancilostomose e o uso de calçados para proteger a pele, sendo ela a porta de entrada desse parasita.
a) O Ascaris lumbricoides e Ancylostoma duodenale são capazes de causar lesões porque durante o estabelecimento do ciclo ambos os pararasitas ocorre que as larvas caem na circulação sanguínea, possibilitando que cheguem a órgãos vitais, a exemplo do coração e dos pulmões.
b) Um exemplo de método profilático em relação a ascaridiase seria a correta lavagem dos alimentos e também das mãos, uma vez que a infecção ocorre via oral.
Quando falamos da ancilostomose, o principal método profilático seria o uso de calçados para proteger os pés, já que a porta de entrada desse parasita é a pele.