No II Congresso Brasileiro sobre Mamona, foi apresentado um trabalho com o seguinte título: Produção de mudas de mamoneira a partir da estimulação de estacas pelo ácido 3-indolacético (AIA) e pelo ácido indolbutírico (AIB). AIA e AIB são hormônios vegetais do grupo das auxinas. O gráfico, a seguir, mostra o efeito de concentrações crescentes de AIA sobre a raiz e o caule de um vegetal.a) Analise o gráfico e responda qual é a relação entre a concentração de AIA no ponto B e a taxa de crescimento da raiz e do caule. b) AIA e AIB são produzidos por qual tecido? c) Qual a relação existente entre o fototropismo das plantas e a atividade das auxinas?
#UFF
Respostas
Resposta:
a) No ponto B a concentração de AIA estimula o crescimento do caule e inibe o da raiz
b) Esses hormônios são produzidos pelo meristema
c) O fototropismo se caracteriza pela orientação do crescimento da planta em direção à luz. Esse fato está relacionado com a migração das auxinas para o lado não iluminado da planta que cresce mais no sentido da luz.
Explicação:
Espero ter ajudado!
a) De acordo com o gráfico, é possível observar que no ponto B ocorre que a concentração de AIA é um fator estimulante para o crescimento do caule, ao passo que ao mesmo tempo inibe o crescimento da raiz da planta.
b) Os hormônios AIA e AIB são produzidos pelo tecido meristema.
c) A relação entre fototropismo o fototropismo das plantas e a atividade das auxinas, é ocasionado pelo fato de que no fototropismo, ocorre orientação do crescimento da planta em direção à luz.
Dessa forma, tal acontecimento se relaciona diretamente com a migração das auxinas para o lado não iluminado da planta, que se desenvolverá mais no sentido da luz.