Na Idade Média, se considerava que o ser humano podia alcançar a verdade por meio da fé e também por meio da razão. Ao mesmo tempo, o poder religioso (Igreja) e o poder secular (Estado) mantinham relacionamento político tenso e difícil. O filósofo Tomás de Aquino desenvolveu uma concepção destinada a conciliar FÉ e RAZÃO, bem como IGREJA e ESTADO. De acordo com as idéias desse filósofo, (A) o Estado deve subordinar-se à Igreja. (B) a Igreja e o Estado são mutuamente incompatíveis. (C) a Igreja e o Estado devem fundir-se numa só entidade. (D) a Igreja e o Estado são, em certa medida, conciliáveis. (E) a Igreja deve subordinar-se ao Estado.
#UFF
Respostas
respondido por:
49
Sobre os aspectos políticos da idade média, a resposta certa é a:
(C) a Igreja e o Estado devem fundir-se numa só entidade.
Isso porque na idade média houve a forte presença da igreja no âmbito estatal na medida em que ela era a grande detentora das terras onde ficavam localizadas os feudos e também porque possuía forte poder político sobre as pessoas.
Nesse aspecto, o estado e a igreja se fundiram em uma única entendida que desempenhavam papeis que muitas vezes se confundiam. Veja que tal fator perdurou até o ressurgimento das cidade e o fortalecimento dos estados nacionais.
espero ter ajudado!
E eu confirmei no gabarito
respondido por:
13
Resposta:
gente a resposta é a (d)
Explicação:
...
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
E eu confirmei no gabarito