Sabe-se que a interação entre o ácido _______________ e algumas enzimas dificulta a síntese de prostaglandinas, sendo esta uma substância produzida naturalmente durante infecções que tornam os nervos mais sensíveis a dor, além disso, a _______________ impede a agregação de _______________, prevenindo e tratando problemas relacionados à coagulação sanguínea e ataques cardíacos.
Assinale a alternativa que preenche CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas da afirmação acima:
a.
salicílico; insulina; plaquetas.
b.
acetilsalicílico; aspirina; plaquetas.
c.
acetilsalicílico; insulina; plaquetas.
d.
salicílico; insulina; linfócitos.
e.
aspártico; aspirina; linfócitos.
Respostas
Resposta: B
acetilsalicílico; aspirina; plaquetas.
Considerando a interação entre o ácido que impede a agregação, selecionamos a letra B) como alternativa correta: ácido acetilsalicílico; aspirina; plaquetas.
A aspirina (ácido acetilsalicílico) atua inibindo a ação da ciclooxigenase que diminui a agregação plaquetária. Por sua vez, diminui a inflamação vascular. A terapia com aspirina tem sido reconhecida como uma ferramenta eficaz no manejo de pacientes com angina instável.
Efeitos colaterais da aspirina
Os efeitos adversos mais comuns da aspirina são distúrbios gastrointestinais (náuseas, ardor gastrointestinal, dor epigástrica, entre outros). Além disso, pode causar hemorragias, as mais frequentes no nível digestivo superior.
A aspirina tornou-se o fármaco antiplaquetária padrão ouro e o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível após o início de um evento agudo e continuado indefinidamente, a menos que seja contraindicado devido à alergia, complicações gastrointestinais ou sangramento.
Saiba mais sobre aspirina em: https://brainly.com.br/tarefa/11491828
#SPJ2