O movimento Impressionista, embora surgido na França, também tem uma vertente brasileira e figura como importante meio de produção artística no país no início do século XX.
Observe a imagem a seguir, Moça no Trigal (1913) de Elizeu Visconti.
Com base na imagem e nos conhecimentos sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
I. A imagem mostra uma aproximação do modelo clássico de representação, onde a linha do desenho deveria dar à figura um aspecto plástico e corpóreo.
II. O movimento impressionista no Brasil, diferente do europeu, expressa as inquietações políticas e sociais pelas quais passava o país na época em que o quadro foi pintado.
III. O tema da pintura, representando o campo, além de uma orientação cotidiana, liga-se ao impressionismo e seu interesse em pintar temas ao ar livre (plein-air).
IV. O autor da obra, Eliseu D’Angelo Visconti, é considerado pela crítica o maior representante do impressionismo no Brasil.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
A
I e II
B
I e III
C
II e IV
D
III e IV
E
II, III e IV
Respostas
I. A imagem mostra uma aproximação do modelo clássico de representação, onde a linha do desenho deveria dar à figura um aspecto plástico e corpóreo.
Correto. Se pode perceber uma influência clássica notável na reprodução artística de Visconti, embora carregado de aspectos técnicos típicos do impressionismo.
II. O movimento impressionista no Brasil, diferente do europeu, expressa as inquietações políticas e sociais pelas quais passava o país na época em que o quadro foi pintado.
Falso. Isso não é diferente do europeu. O impressionismo surgiu como um movimento crítico ao contexto e expressando as inquietações.
III. O tema da pintura, representando o campo, além de uma orientação cotidiana, liga-se ao impressionismo e seu interesse em pintar temas ao ar livre (plein-air).
Correto. O impressionismo se caracteriza por sua preferência por temas ao ar livre, demonstrando seu apego a uma certa ideia de liberdade.
IV. O autor da obra, Eliseu D’Angelo Visconti, é considerado pela crítica o maior representante do impressionismo no Brasil.
Correto. Ele é considerado não só o maior representante, mas talvez o introdutor do impressionismo brasileiro.
acho que a resposta é a letra d