Você já deve ter estudado que o planeta Terra tem um pouco mais de 4,5 bilhões de anos. Ao longo
de todos esses anos, muitos eventos aconteceram, diferentes formas de vida surgiram e outras tantas
foram extintas. Mas, será que o clima de nosso planeta sempre foi o mesmo? Se não foi, que tipo de
mudanças podem ter ocorrido?
Respostas
Resposta:
Para ter-se uma ideia, a temperatura média global de superfície aumentou aproximadamente 0,74ºC nos últimos 100 anos, e pesquisas indicam que esse aumento está muito relacionado à ação do ser humano, que, ao longo dos anos, aumentou suas emissões de gases do efeito estufa, como o gás carbônico.
Segundo o Greenpeace, as emissões de gases do efeito estufa aumentaram ao longo dos últimos 10 anos mais rapidamente que durante todo o período entre 1970 a 2000. Isso significa que, se não controlarmos as nossas emissões de gases, enfrentaremos, provavelmente, consequências devastadoras.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC) é um órgão das Nações Unidas que tem como função fazer avaliações de informações científicas sobre as alterações climáticas. Periodicamente, o painel publica relatórios que mostram dados importantes sobre as mudanças climáticas e suas consequências.
site: mundo educação
Resposta:
O clima terrestre passou por diversas mudanças ao longo de toda a sua história, ficando sempre suscetível às alterações geológicas globais, aos aumentos e diminuições das temperaturas do planeta e a eventos astronômicos de grande importância (como impactos com asteroides e cometas).
Isso fez com que por diferentes períodos as temperaturas subissem (os chamados períodos de aquecimento global) e em outros elas baixassem subitamente (causando as chamadas eras do gelo).