O pensamento político de John Locke contém uma teoria da cidadania que anuncia certos aspectos da filosofia do século XVIII. Pela anuência à vida civil e pela confiança que deposita no poder público, o indivíduo se faz cidadão. Incorporando-se livremente ao corpo político, cada um participa de sua gestão: alcança assim a dignidade política.
Acerca do pensamento de Locke, considere o texto acima e marque a alternativa correta.
A) Um governante que usa, à margem da lei, a força contra os interesses de seus
súditos destrói sua própria autoridade.O súdito tem o direito a resistir-lhe.
B) O contrato tem a finalidade de instituir a vida ética no seio do Estado.
C) Locke afirma que o contrato emerge da base material da sociedade,
independentemente das decisões dos indivíduos.
D) A transferência de poder torna-se irrevogável após o contrato, porque a
soberania é ilimitada e absoluta.
Respostas
O pensamento político de John Locke:
Alternativa correta: A) Um governante que usa, à margem da lei, a força contra os interesses de seus súditos destrói sua própria autoridade. O súdito tem o direito a resistir-lhe.
John Locke é considerado como o pai do liberalismo por sustentar que todo governo surge de um pacto ou contrato revogável entre indivíduos, com o propósito de proteger a vida, a liberdade e a propriedade das pessoas, tendo os súditos o direito de retirar sua confiança no governante e se rebelar quando este não cumprir com sua função.
Foi o filósofo a sistematizar o empirismo, sustentando que uma criança é como uma "tabula rasa", já que "nada há no entendimento que previamente não tenha estado nos sentidos", contrapondo-se à doutrina cartesiana das idéias inatas.
Bons estudos!