Respostas
Resposta:
A água tratada que é consumida nas casas passa por um longo percurso antes de despontar na boca da torneira. Nas cidades que contam com uma rede de abastecimento adequada, a água é captada nos mananciais e submetida a diversos procedimentos de filtragem e desinfecção, para só então ser distribuída para as residências.
A realização de um processo de tratamento desde a captação em rios, lagos ou poços é fundamental, principalmente para a saúde da população. Isso porque, com frequência, a água dos mananciais está contaminada por vírus, bactérias e impurezas capazes de disseminar inúmeras doenças, que vão desde cólera até gastroenterite.
O ideal é que o ciclo de saneamento não pare no abastecimento. Nas cidades que já contam com rede de esgoto, os resíduos da água que foi utilizada em casas e residências escoam para uma rede de coleta e depois para a estação de tratamento de esgoto, onde passam por novas etapas de higienização e podem ser lançados de volta ao ambiente sem causar danos à natureza.
Hoje, estima-se que 83,3% da população brasileira já tenha acesso à água tratada. O desafio está em universalizar essa oferta e também os serviços de esgoto, que ainda se restringem a 51,92% das pessoas.
Captação em poços x mananciais
Cada município adota diferentes técnicas para realizar o seu tratamento de água, de acordo com as características e necessidades específicas de sua rede de abastecimento. Quando a captação acontece em poços, o tratamento é mais simplificado, com a adição de flúor, para prevenção à cárie, e de cloro, para destruir microorganismos causadores de doenças.
Nos casos em que a captação é realizada em rios e lagos, o mais frequente é que a água seja direcionada para uma estação de tratamento de água (ETA). Por aqui, nós reunimos algumas etapas mais frequentes dentro do funcionamento de uma ETA, para que você conheça pelo menos um pedaço do caminho que a água faz até chegar à sua casa.
Circuito de tratamento de água
etapas do tratamento de água dentro de uma estação
1. Captação
A água é captada em rios e mananciais, ainda com resquícios de sujeira e bactérias.
2.Adução
Por meio de bombas, leva a água captada até a ETA.
3.Coagulação
Consiste na adição de sulfato de alumínio à água captada. Esse produto favorece a união das partículas e impurezas da água, facilitando a remoção na decantação
4. Floculação
Etapa na qual a água é submetida à agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores e mais pesados.
5. Decantação
Nos tanques de decantação, os flocos de impureza afundam e são separados do restante do líquido.
6. Filtragem
Filtros formados por camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão promovem a completa remoção dos últimos flocos de resíduos.
7. Desinfecção
Água recebe adição de cloro, flúor e controle do PH.
8. Reservação
A água filtrada e tratada na ETA é armazenada em reservatórios para ser distribuída para a cidade.
Manter sua casa ligada à rede de abastecimento da sua cidade é uma boa forma de garantir a qualidade da água que será consumida pela sua família.
Colabore com o saneamento da sua cidade e contribua para a oferta de água tratada para todos.
Explicação:
O tratamento da água pode ser realizado para atender diversos aspectos:
Higiênicos - remoção de bactérias, protozoários, vírus e outros microorganismos, de substâncias nocivas, redução do excesso de impurezas e dos teores elevados de compostos orgânicos;
Estéticos - correção da cor, sabor e odor;
Econômicos - redução de corrosividade, cor, turbidez, ferro e manganês.
.................
1. Coagulação e Floculação:
Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação.
2. Decantação:
Os flocos formados são separados da água pela ação da gravidade em tanques normalmente de formato retangular.
3. Filtração:
A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. o filtro é capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água.
4. Desinfecção:
Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento utiliza-se um agente físico ou químico (desinfetante), cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas.
5. Fluoretação:
A fluoretação da água de abastecimento público é efetuada através de compostos à base de fluor. A aplicação destes compostos na água de abastecimento público contribui para a redução da incidência de cárie dentária em até 60%, se as crianças ingerirem desde o seu nascimento quantidades adequadas de ion fluoreto.