A professora de uma escola estadual tem enfrentado muitos problemas com um dos alunos de sua turma. O aluno se comporta de forma agressiva com os colegas, realiza pequenos furtos de materiais escolares, se isola, enfim, quase que diariamente a professora precisa resolver os conflitos causados pelo aluno na escola. Preocupada com essa situação, ela marcou uma reunião com a mãe do aluno. Seu pai não foi chamado porque não é conhecido.
No entanto, a mãe não compareceu nessa primeira reunião nem nas muitas outras que a professora tentou marcar. O aluno dizia que a mãe não podia comparecer porque trabalhava muito. A professora conversava com o aluno, mas ele continuava causando transtornos. Estando atenta a tudo o que ele fazia, ela começou a perceber sinais de maus-tratos no menino, como marcas de queimadura nas pernas e hematomas nos braços. Diante de tal situação, a professora procurou você, assistente social que atua na escola.
Descreva como você procederia para auxiliar o aluno.
Respostas
converse com ele tem que ter confiança no menino e e se tiver muito grave tem que chamar as autoridades
Explicação passo-a-passo:
O assistente social , acionado pela professora da escola, se depara com uma situação de com
Competência teórico metodológico.
Deve se primeiro analisar os fatos e buscar conhecimento do âmbito familiar e social do aluno.
Tais informações deverão ser obtidas através do próprio aluno . Feito de forma reservada e amigável.
Sendo assim o assistente deverá preparar um relatório do caso e com base nas informações obtidas , devera visitar o responsável pela criança a fim de que se tenha um diálogo baseado baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente. Adivertindo_ que a criança tem direitos fundamentais colocando o mesmo a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração e opressão.
O responsável deverá ser monitorando por um período a médio prazo até que se tenha certeza do bem estar da criança