Selecione (1) Cerrado (2) Caatinga (3) Pradarias (4) Araucárias (5) Amazônico (6) Mares de Morro (7) Faixa de transição Localizado em sua maior parte na Região Norte do Brasil, esse domínioapresenta uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Clima quentes eúmido. Podemos identificar três diferentes extratos na distribuição da vegetaçãoo Igapó, Mata de Várzea e Mata de Terra Firme. É formado de arbustos e árvores de médio porte que, em geral, apresentam-se bem afastados uns dos outros. Os troncos e galhos possuem um aspectoretorcido e com casca bastante grossa. As queimadas, ao contrário do que muitosimaginam, para esse tipo de domínio é de certa forma importante, poiscontribuem para a reciclagem de nutrientes e, consequentemente, fazem surgirnovas espécies após a passagem do fogo. Localizada ao longo do litoral brasileiro, possui morros com vertentesarredondadas. É a região brasileira onde se concentram centros urbanos, comcerca de 70% da população brasileira. Também encontramos importantes polosindustriais e portuários. Relaciona diretamente ao clima semiárido, apresenta baixos índicespluviométricos. Essa vegetação é formada por plantas xerófilas, que sãoadaptadas a ambientes de clima seco e possuem a capacidade de armazenar águaem seu interior. Além disso, os espinhos desses tipos de planta substituem asfolhas, o que possibilita uma menor perda de água para o meio externo. Localizada nas áreas de altitude da Região Sul do Brasil, a vegetação estáassociada a uma região de clima subtropical , com temperaturas mais baixas secomparadas com as demais regiões do país. O pinheiro- do-paraná, formaçãovegetal predominante, é uma das árvores nativas da região. Conhecido por Pampa, esse domínio é composto por uma vegetação rasteira,formada por herbáceas e gramíneas. Localizado no Sul do país, em especial noestado do Rio Grande do Sul, essa região exibe relevo suavemente ondulado. São áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupamcaracterísticas de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Além disso, são áreasde grande biodiversidade pois nelas encontram-se várias espécies de váriosdomínios.
Respostas
A ordem correta, referente aos biomas brasileiros, é a seguinte: 5, 1, 6, 2, 4, 3, 7.
Bioma refere-se a um espaço geográfico ou unidade biológica que tem características específicas que foram definidas por critérios como o macroclima, a fitofisionomia, a altitude e o solo. São tipos de habitats, ecossistemas ou comunidades biológicas com determinado nível de homogeneidade.
Os biomas brasileiros tratam-se de regiões que englobam grandes ecossistemas, sendo compostos por uma comunidade biológica que apresenta características semelhantes. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aqui no Brasil há seis biomas: Cerrado, Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Há ainda as faixas de transição.
(5) Amazônico: Localizado em sua maior parte na Região Norte do Brasil, esse domínio apresenta uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Clima quentes e úmido. Podemos identificar três diferentes extratos na distribuição da vegetação Igapó, Mata de Várzea e Mata de Terra Firme.
(1) Cerrado: É formado de arbustos e árvores de médio porte que, em geral, apresentam-se bem afastados uns dos outros. Os troncos e galhos possuem um aspecto retorcido e com casca bastante grossa. As queimadas, ao contrário do que muitos imaginam, para esse tipo de domínio é de certa forma importante, pois contribuem para a reciclagem de nutrientes e, consequentemente, fazem surgir novas espécies após a passagem do fogo.
(6) Mares de Morro: Localizada ao longo do litoral brasileiro, possui morros com vertentes arredondadas. É a região brasileira onde se concentram centros urbanos, com cerca de 70% da população brasileira. Também encontramos importantes polos industriais e portuários.
(2) Caatinga: Relaciona diretamente ao clima semiárido, apresenta baixos índices pluviométricos. Essa vegetação é formada por plantas xerófilas, que são adaptadas a ambientes de clima seco e possuem a capacidade de armazenar água em seu interior. Além disso, os espinhos desses tipos de planta substituem as folhas, o que possibilita uma menor perda de água para o meio externo.
(4) Araucárias: Localizada nas áreas de altitude da Região Sul do Brasil, a vegetação está associada a uma região de clima subtropical , com temperaturas mais baixas se comparadas com as demais regiões do país. O pinheiro- do-paraná, formação vegetal predominante, é uma das árvores nativas da região.
(3) Pradarias: Conhecido por Pampa, esse domínio é composto por uma vegetação rasteira,formada por herbáceas e gramíneas. Localizado no Sul do país, em especial no estado do Rio Grande do Sul, essa região exibe relevo suavemente ondulado.
(7) Faixa de transição: São áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Além disso, são áreas de grande biodiversidade pois nelas encontram-se várias espécies de vários domínios.
Bons estudos!
Resposta:
letra ( A) porque são morros