Uma alteração na drenagem também vai impactar na criação de moeda escritural. O quanto de moeda as pessoas não vão depositar nos bancos é uma decisão individual de cada pessoa. Sobre a drenagem no sistema monetário analise as afirmações a seguir:
Respostas
Apesar de você ter esquecido de colocar o restante da pergunta, deixarei algumas considerações importantes que podem te ajudar na resolução dela.
Basicamente, a drenagem da moeda representa o gasto de uma parte do salário recebido em espécie antes de depositá-lo em uma instituição financeira (bancos em geral). Na prática, as pessoas fazem isso por vários motivos, tais como:
pagamentos de dívidas correntes (água, luz, gás e telefone).
compras de roupas.
alimentação.
Dessa forma, a drenagem monetária é um fenômeno que acontece com muita frequência em nossa sociedade e, de certo modo, ajuda a movimentar a economia.
Espero ter ajudado. :)
Resposta:
I. Se as pessoas começarem a tirar seus recursos financeiros dos Bancos Comerciais (como aconteceu com o confisco da Caderneta de Poupança no governo do presidente Collor, ou por uma expectativa de guerra, terremoto, maremoto etc.) e não mais depositá-los (ou seja, se houver um aumento da Drenagem), isso vai diminuir a criação de moeda escritural;
II. O aumento da drenagem diminui a criação de moeda escritural (novos depósitos). Isso acontece porque, se as pessoas depositam menos dinheiro nos bancos comerciais (pelo aumento da drenagem), os bancos terão menos recursos financeiros para emprestar, fazendo com que os novos depósitos diminuam;
III. A diminuição da drenagem pode ser tão grave que pode trazer a falta de recursos nos bancos comerciais para serem emprestados para o investimento produtivo das empresas e para as compras (a prazo) das famílias.
Explicação: Alternativa correta letra E) I e II, apenas (corrigido pelo AVA)