Sabe-se que inferir é perceber as relações semânticas que não estão textualmente expressas em enunciados, mas que são percebidas pelas marcas linguísticas, pelos gestos e também pelo contexto da enunciação, do que ocorre na realidade e que envolve sujeitos sócio-histórico situados.
Encontramos também no dicionário de Houaiss que inferir é: concluir
pelo raciocínio, a partir de fatos, indícios, é deduzir.
Leia com atenção história a seguir:
Mafalda é uma personagem, criada pelo cartunista Quino, em tiras publicadas nos jornais, revistas, livros. Em uma das suas tiras, a personagem Mafalda recebe um amigo e diz a ele que era preciso fazer silêncio em sua casa, pois havia um doente lá dentro. O amigo fica assustado e pergunta se o pai ou a mãe dela estavam doentes. Mafalda diz que não e mostra um “mapa múndi”, com expressão de muita tristeza.
A partir da ideia de inferência, aponte a alternativa que melhor indica o que se pode concluir da história de Quino.
Agora, assinale a reposta correta.
Mafalda pediu para o seu amigo não fazer silêncio.
Mafalda se refere às doenças atuais, presentes em todo mundo, como: obesidade, diabetes, câncer, depressão, pressão alta, colesterol alto.
Os pais de Mafalda estão doentes.
Mafalda quis fazer uma surpresa para o seu amigo.
Mafalda aponta que a doença do mundo pode ser elencada como: a desigualdade social; os conflitos religiosos, políticos; a violência contra as crianças, os velhos, as mulheres; os desastres no meio ambiente...
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Mafalda aponta que a doença do mundo pode ser elencada como: a desigualdade social; os conflitos religiosos, políticos; a violência contra as crianças, os velhos, as mulheres; os desastres no meio ambiente... acho q é essa
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás