• Matéria: História
  • Autor: anaceciliabrandao
  • Perguntado 7 anos atrás

Como se deu o surgimento e consolidação do facismo na Itália?

Respostas

respondido por: emily6352
1

Resposta:

baah dsclp não sei a reposta

respondido por: pedrolasalle
0
Na virada do século XIX para o XX, com os problemas econômicos e a desigualdade social que grassavam no país, milhares de habitantes começaram a emigrar para as Américas a fim de tentar escapar à condição de miséria de sua terra natal. Para piorar a situação, a partir de 1915 a Itália entra na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o que acaba gerando uma crise ainda maior.


Apesar de ter combatido ao lado dos países vencedores da batalha, o Estado italiano não conseguiu obter vantagens territoriais a partir da guerra.



Diante de mais de 600 mil mortos, do aumento do endividamento, da inflação e do desemprego, a instabilidade política começa a ganhar espaço cada vez maior no Estado, propiciando o terreno favorável para a emergência do Fascismo.


Em 1914, Benito Mussolini (1883-1945) - um militante do Partido Socialista italiano - decide romper com seu histórico socialista e acaba fundando, em 1919, o movimento fascista.



Os militantes fascistas organizam, em outubro de 1922, a chamada Marcha sobre Roma, que consistiu em um movimento destinado a forçar o rei Vítor Emanuel III a entregar o poder ao Partido Fascista.
Perguntas similares