o equilíbrio na ingestão de nutrientes garante a saúde do nosso corpo Quais são os nutrientes contidos nos alimentos que consumimos diariamente?
Respostas
RESPOSTA:Item D
Explicação:
Lipídios
Também conhecidos como gorduras, os lipídios são os nutrientes que mais favorecem o aumento de peso. Contudo, eles também são necessários para o bom funcionamento do organismo.
Vitamina A
A vitamina A exerce funções na saúde da visão, no fortalecimento das defesas do organismo, no sistema reprodutor e na manutenção e formação da pele e dos cabelos. Além disso, por ter propriedades antioxidantes, ela combate o envelhecimento e ajuda a prevenir o câncer.
Vitaminas do complexo B
O complexo B engloba oito vitaminas necessárias para o metabolismo dos carboidratos e proteínas, a formação dos glóbulos vermelhos, a regulação da tireoide, o controle das taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose, a síntese dos hormônios e diversas outras funções.
Vitamina C
A vitamina C é famosa por fortalecer o sistema imunológico, mas ela também é necessária para o processo de cicatrização e a absorção do ferro. Por ser um micronutriente com função antioxidante, ela combate os danos causados pelos radicais livres, prevenindo os sinais do envelhecimento e o desenvolvimento do câncer.
Vitamina E
Assim como a vitamina C, a vitamina E também tem propriedades antioxidantes que combatem os danos dos radicais livres, além participar da manutenção da saúde da pele e dos músculos. Ela é encontrada em alimentos como gema, carnes magras, vegetais verde-escuros, abacate, semente de girassol e abóbora, chia, linhaça, nozes, castanhas e amêndoas.
Sais Minerais
são substâncias inorgânicas contendo cátions e íons metálicos. Eles são necessários ao corpo, por serem responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo (conjunto de reações químicas catalisadas por enzimas).
Proteínas
As proteínas são os macronutrientes utilizados pelo corpo na formação de músculos, cabelos, unhas, pele e todos os outros órgãos e também na regeneração dos tecidos danificados. Para isso, elas são quebradas em aminoácidos, e cada um deles tem funções específicas na construção do organismo.