qual é a principal diferença entre as unidades de conservação de proteção integral e as de uso sustentável?
Respostas
Resposta:
FONTE: BAINLY
Explicação:
A Unidade de Proteção Integral é uma espécie de "reserva" natural que não pode ser tocada de forma alguma. Geralmente se criam estas áreas em biomas extremamente devastados, como a Mata Atlântica (que já foi mais de 90% destruída) e onde vivem espécies endêmicas em grande risco de extinção. Neste caso é proibida toda e qualquer exploração comercial (salvo a criação de parques ambientais, pelo próprio Estado, para a conscientização ambiental.
Já as Áreas de Uso Sustentável são áreas que ainda podem ser usadas para algumas atividades econômicas, desde que respeitem a integridade ambiental e as leis, de modo que, diferente das UPIs, elas não são "intocáveis". Geralmente são criadas em áreas "menos destruídas".
Resposta:
Nas unidades de uso sustentável é permitida a exploração dos recursos de forma controlada. Protege a área e permite ocupação humana. Dentre elas destacam-se as APAs, as RESEX, entre outras. As unidades de Proteção Integral não permitem ocupação humana, com base na preservação da área.
Explicação: