1.Conforme o café se tornava o carro-chefe da economia nacional, a elite agrária, composta principalmente por cafeicultores paulistas, se fortalecia e passava a alimentar a ambição de possuir uma autonomia de províncias que não existia no Brasil Império. Sendo assim, esse grupo social passou a nutrir, abertamente, um anseio por reformas, o que tornou esses cafeicultores importantes adeptos do republicanismo.
Outro setor social decisivo para a queda da Monarquia foi o dos militares, os quais, fortalecidos moralmente pela vitória da Guerra do Paraguai (1864-1870), passaram a almejar uma representação política que não possuíam no Império.
Pode-se observar, dessa forma, que a Monarquia brasileira, no final dos anos 1880, se encontrava enfraquecida, por ter perdido importantes bases de apoio. Além dos grupos citados acima, outros já haviam também perdido a simpatia pelo regime monárquico, tais como a Igreja católica, a camada média de forma geral e os fazendeiros escravocratas, descontentes com a Abolição da Escravatura de 13 de maio de 1888.
A partir do contexto histórico em que se dá o nascimento da República, podemos afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
a) A monarquia estava isolada, havia perdido o apoio das principais elites brasileiras: os militares, os proprietários rurais (em especial os cafeicultores paulistas), o clero e as camadas médias urbanas.
b) Somente as classes mais pobres da população e os ex-escravos seguiam apoiando o regime monárquico.
c) abandono da elite brasileira levou ao isolamento político do governo de D. Pedro II que, tendo perdido a sua base de sustentação, foi facilmente derrubado pelo golpe militar que proclamou a república em 1889.
d) O apoio da grande maioria do povo foi fundamental para a queda da Monarquia no Brasil.
e) O marechal Deodoro da Fonseca é quem faz a Proclamação da República.
Respostas
respondido por:
3
Resposta: letra D
Explicação: O povo não tinha conhecimento do golpe militar que proclamou a república em 1889
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás