Respostas
Oi, tudo bom?
Marx foi um grande crítico do sistema capitalista em suas obras, e a partir dessas críticas ele desenvolveu o conceito de comunismo, que seria um modo de produção que deveria substituir o capitalismo.
Entenda:
O que é comunismo?
Comunismo é um modo de produção proposto por Marx em suas obras, como ''O Capital'' e ''Manifesto Comunista''. Esse modelo seria marcado pela tomada dos meios de produção pela classe trabalhadora (proletariado). Os trabalhadores passariam a controlar a política, abolindo as classes sociais e a propriedade privada existentes no capitalismo, além da destruição do próprio Estado. Para se chegar ao comunismo, primeiro a sociedade deve passar por um período de adaptação chamado socialismo.
O que é socialismo para Marx?
O socialismo marxista é uma etapa anterior ao comunismo; um período de transição, onde os trabalhadores fincariam a base para o autogoverno, por meio da promoção de assembleias populares, comitês, sindicatos, etc, em uma tentativa de estabelecimento de uma democracia verdadeiramente popular, o que os marxistas chamam de ditadura do proletariado. O nome ditadura foi um meio de Marx ironizar a burguesia, que temem que os trabalhadores tomem controle da política dos países. Para os marxistas, a ditadura do proletariado seria a verdadeira democracia.
O comunismo já existiu em algum lugar do mundo?
Não, o comunismo proposto pro Marx nunca foi aplicado. A maior tentativa vivenciada foi a existência da União Soviética, país que carregava a bandeira do socialismo e que inclusive travou um conflito ideológico que durou décadas (Guerra Fria) para tentar disseminar as ideias socialistas para outros países ao redor do globo.
Estude mais em:
- Quem foi Karl Marx?
https://brainly.com.br/tarefa/6247470
- O que é Marxismo? Quais os Princípios do Marxismo?
https://brainly.com.br/tarefa/565799
Bons estudos!