2. As figuras abaixo mostram dois tipos de fecundação. a) Qual é o tipo de fecundação dos sapos? E das aves? b) Qual é a diferença esperada no número de gametas produzidos em cada tipo de fecundação? Por que isso ocorre? *
e de ciencias
Respostas
FECUNDAÇÃO DOS SAPOS: Fecundação Externa
Nesse tipo de fecundação os gametas se fundem fora do corpo da fêmea, no ambiente. ... O "abraço nupcial" do sapo macho sobre a fêmea e os óvulos. Existem algumas estratégias utilizadas pelos animais para facilitar que ocorra a fecundação.
AVES: Reprodução das aves. As aves são animais vertebrados, dioicos (possuem sexos separados) e ovíparos (que se reproduzem através de ovos), com desenvolvimento direto e fecundação interna (que ocorre no interior do corpo da fêmea).
fecundação pode ser externa, quando ocorre fora do corpo, no meio ambiente, ou interna, quando, ocorre no corpo do indivíduo que produz os óvulos. Algumas espécies de anfíbios possuem a fecundação externa. O macho estimula a fêmea a liberar os óvulos no ambiente e o macho libera os espermatozoides em cima deles.
O custo energético da produção de gametas é especialmente grande nas espécies cuja fecundação é externa. Nesses casos formam-se muitos gametas masculinos e femininos, o que garante a chance de encontro casual entre eles, originando o maior número de zigotos. Porém, desses inúmeros zigotos, nem todos sobrevivem às adversidades do meio ambiente. Apenas um pequeno número forma indivíduos adultos, dando continuidade à espécie.
Nos animais em que a fecundação é interna, o número de gametas produzidos é menor, com isso, o custo energético de sua produção também é menor. O custo com o desenvolvimento do embrião também depende do animal ser ovíparo, ovovivíparo ou vivíparo. Animais ovíparos botam ovos e o desenvolvimento embrionário deles ocorre principalmente fora do corpo materno. Os embriões dependem de material nutritivo presente nos ovos. Como exemplo de animal ovíparo podemos citar as aves, insetos, répteis e mamíferos monotremados.
Resposta:
a) os sapos,usam o((abraco mupcial)) em que seguram a femea durante a copula e lancam os espermatozoides logo em cima dos óvulos recém postos