No livro Como ordenar as ideias (2001), Boaventura discorre sobre as partes de um texto dissertativo ou argumentativo. A partir da abordagem feita na palestra sobre as partes de um texto, descubra as informações ausentes nas assertivas seguintes:



I- É, ______, que se define a questão, mostrando-se o objeto, situando-se o problema, despertando o interesse e decompondo os elementos, conforme Boaventura (2001, p.16).



II- _______ é sempre um esforço de coordenação, de ordenamento e de concatenação. Considerando isso, também se faz adequado fugir do plano fácil e óbvio, que não prevê um trabalho refletido, pois esse trabalho afasta a possibilidade de repetição, ensina Boaventura (2001, p.32).



III- Em um desenvolvimento organizado por comparação, ________buscar os pontos para comparação e desenvolvê-los um a um. É válido evitar, por exemplo, na comparação de dois países, falar de um país em um parágrafo e do outro, no seguinte. Boaventura (2001) sugere levantar os pontos a serem analisados e desenvolvê-los, um de cada vez, já mostrando semelhanças e diferenças entre os países.



IV- Conforme Boaventura (2001, p. 43), ___________ precisa ser marcante, atingindo o tema principal, com o máximo de precisão e ênfase.



Agora, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:



ALTERNATIVAS









na introdução, o planejamento, deve-se, o plano.






no planejamento, a introdução, deve-se, a conclusão.






na introdução, o planejamento, deve-se, a conclusão.






na introdução, o planejamento, não se deve, a conclusão.






na introdução e na conclusão, o planejamento, não se deve, a conclusão.






Respostas

respondido por: nazare131120
5
Eu respondi a C - na introdução, o planejamento, deve-se, a conclusão

rute400: Eu tbm a C
Perguntas similares