Respostas
Resposta:
Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos. Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular.
Explicação:
Resposta:
Olá, boa tarde!
Explicação:
Vírus é uma palavra de origem latina, cujo significado é veneno ou toxina. Trata-se de uma entidade biológica com capacidade para se auto-replicar ao utilizar a maquinaria celular.
Um vírus é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucleico (ADN ou ARN). Esta estrutura, por sua vez, pode estar rodeada pele envelope viral (uma camada lipídica com diferentes proteínas).
O ciclo vital do vírus, que é um agente potencialmente patogénico, necessita da maquinaria metabólica da célula invadida para que, desta forma, possa replicar o seu material genético e produzir muitas cópias do vírus original. Este processo pode prejudicar a célula e, inclusive, destrui-la.
Existem duas grandes distinções entre as classes de vírus. Por um lado, encontram-se os vírus que infectam arquivos: estes, por sua vez, dividem-se em vírus de ação direta (a infecção é produzida no momento em que são executados) e vírus residentes (alojam-se na memória do computador e infectam os restantes programas na medida em que acedem aos mesmos). Por outro lado, aparecem os vírus de boot ou do sector de arranque.
É isso, espero ter ajudado! ;)