PUC RS) Considere as afirmativas abaixo, sobre a chamada Guerra do Peloponeso e seus desdobramentos para o mundo grego, no século V a. C. I. Atenas, defensora da ordem política democrática, liderava a Confederação de Delos, a qual rivalizava com a Liga do Peloponeso, encabeçada por Esparta, que apoiava os sistemas políticos aristocráticos.II. A influência ateniense tinha como uma de suas bases principais o incremento do sistema comercial sob seu controle, para cuja consolidação era vital a ilha da Sicília, que pertencia à Liga do Peloponeso, por intermédio de Corinto.III. A preservação da autodeterminação das comunidades era geralmente defendida pelas aristocracias locais, as quais tendiam a buscar o apoio de Esparta contra o imperialismo ateniense.IV. A vitória da Liga de Delos, no final do século, consolidou a hegemonia ateniense na Grécia, iniciando-se um período de amplo predomínio político dos grupos democráticos. Estão corretas apenas as afirmativas: *
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
Respostas
Resposta:
I, II, III.
Explicação:
I. Atenas, defensora da ordem política democrática, liderava a Confederação de Delos, a qual rivalizava com a Liga do Peloponeso, encabeçada por Esparta, que apoiava os sistemas políticos aristocráticos
O esplendor da democracia ateniense dependia do imperialismo, que era a interferência na política e sociedade dos demais aliados. Os Estados-membros foram obrigados a permanecer por meio da força, de aliados passaram a pagar tributos. As demais cidades-estados que haviam permanecido aristocráticas, representadas especialmente por Esparta, opunham-se ao expansionismo ateniense, considerando-o um perigo econômico e político. Assim, sob liderança espartana, organizaram a sua própria liga - a Confederação do Peloponeso.
II. A influência ateniense tinha como uma de suas bases principais o incremento do sistema comercial sob seu controle, para cuja consolidação era vital a ilha da Sicília, que pertencia à Liga do Peloponeso, por intermédio de Corinto.
Atenas tomou a frente na ofensiva contra os persas, enquanto Corinto e Esparta construíam um muro, o cabo coríntio. Dessa maneira, Corinto era velha aliada de Esparta. A disputa comercial entre Atenas e Corinto foi o gatilho para a borbulhante rivalidade entre as confederações(Peloponeso x Delos) se tornasse uma guerra.
III. A preservação da autodeterminação das comunidades era geralmente defendida pelas aristocracias locais, as quais tendiam a buscar o apoio de Esparta contra o imperialismo ateniense.
A interferência ateniense na política e sociedade dos aliados era vista como um perigo para as cidades-estados que haviam permanecido aristocráticas. A democracia ateniense dependia do imperialismo imposto sobre as outras para prosperar. As cidades-estados aristocráticas organizaram-se, sob a liderança espartana, a sua própria liga - a Confederação do Peloponeso.
IV. A vitória da Liga de Delos, no final do século, consolidou a hegemonia ateniense na Grécia, iniciando-se um período de amplo predomínio político dos grupos democráticos.
A Liga de Delos, sob a liderança de Atenas, saiu derrotada. A hegemonia passou para a aristocrática Esparta, substituindo o sistema democrático Ateniense em Atenas. O domínio espartano durou pouco, cedendo para Tebas. Tais guerras internas enfraqueceram os gregos, sendo dominados pela Macedônia logo em seguida.
Resposta: I, II e III.
Explicação: