• Matéria: Filosofia
  • Autor: gabrielrssa
  • Perguntado 7 anos atrás

O conceito de moral objetiva está vinculado a autores como Willian Craig (2011) que articulam a discussão sobre moralidade ao debate a respeito da existência de Deus. A afirmação de que Deus existe estaria na base da noção que sustenta a possibilidade de leis universalmente válidas, ou seja, leis comuns que são independentes do contexto histórico ou cultural de cada povo (CRISOSTOMO, A. L. Ética. livro da UA adaptado).


Indique o argumento que está vinculado à tese de Craig sobre a legitimidade universal de razões morais objetivas como fundamento da dinâmica moral das sociedades, em contraposição às perspectivas subjetivistas.




Opções de pergunta 1:


a) As razões morais são, em última análise, dependentes da elaboração subjetiva, já que são construídas ao longo do processo histórico.



b) As razões morais são, em última análise, dependentes da elaboração subjetiva, já que são construídas ao longo do processo histórico.



c) Na impossibilidade de se estabelecer leis morais objetivas, tudo seria permissível, já que dependeria da perspectiva subjetiva de cada indivíduo.



d) As razões morais objetivas correspondem à concepção teórica da realidade, em que se articulam conceitos puros na esfera do plano das ideias.



e) A moral propriamente dita vincula-se à ação livre do indivíduo esclarecido, que é capaz de compreender a legitimidade universal de determinados valores.

Respostas

respondido por: vitormrtns1516
12

Resposta:

Letra C)

Explicação:

Acabei de fazer uma prova com essa questão da matéria de filosofia e cidadania, qualquer coisa chame no insta @m.vitorbjj

espero ter ajudado

respondido por: felipecunhacaldas
1

Resposta:

c)

Na impossibilidade de se estabelecer leis morais objetivas, tudo seria permissível, já que dependeria da perspectiva subjetiva de cada indivíduo.

Explicação:

Este é um dos principais argumentos utilizados por Craig para sustentar a tese sobre a necessidade das razões morais objetivas que tenham legitimidade universal, em contraposição ao subjetivismo, que, segundo esta perspectiva, conduziria a condições caóticas na sociedade.

Perguntas similares