• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Você sabia que o texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO tem características bem específicas?
Para cada um dos tópicos enumerados abaixo, FAÇA uma pesquisa e responda o que significa cada característica:
1- Temático
2- Lógico
3 - Atemporal
4 - Abstrato
5 - Impessoal

Respostas

respondido por: dvdavgy232403424
2

Resposta:

Explicação:

exto temático

Um texto temático é predominantemente dissertativo, mas isso não significa que não pode ter figuras, e se as tiver, elas aparecerão de forma genérica. Esse tipo de texto pretende mostrar fatos ao leitor sem a preocupação de convencê-lo.

Nele, o tempo verbal mais usado é o presente atemporal, escrito na forma impessoal, para isso os pronomes eu, ele, ela, nós, etc. não são usados.

É um texto dinâmico com relações de anterioridade e de posterioridade, com predominância de substantivos abstratos e palavras abstratas, que indicam algo presente no mundo natural, mas com foco em conceitos.

Por ter uma função interpretativa, o texto temático explica o mundo, os temas ficam na superfície textual.

Texto figurativo

Um texto figurativo é do tipo narrativo, com predominância de termos concretos, ou seja, substantivos concretos. Com esses elementos cria um efeito de realidade, caracterizando uma imagem de mundo, onde são analisadas relações humanas e acontecimentos. No entanto, isso não representa que o texto figurativo não tenha tema, pelo contrario, o texto narrativo sempre apresenta, em suas estruturas profundas, um tema.

A função do texto figurativo é representativa, e para tal, ele usa palavras predominantemente concretas, onde os temas são encobertos pela camada figurativa. Os tempos verbais mais utilizados são: presente, imperfeito e futuro.

Quando dizemos que um texto é figurativo ou temático, na verdade o que queremos dizer é que é predominantemente e não exclusivamente figurativo ou temático, pois em um texto figurativo podem aparecer temas e vice e versa.

Para facilitar o entendimento do leitor em classificar um texto, ele pode chamar de figuras os elementos concretos que encontrar e de temas os elementos abstratos. Embora, o leitor, diante de um texto não deva se deter apenas a termos concretos ou não, e sim, procurar o significado mais amplo possível da leitura, o que mostrará sua competência linguística.

Temas - são os elementos abstratos, são as palavras ou expressões que não correspondem a algo existente no mundo natural, mas a elementos que organizam, categorizam, ordenam a realidade percebida pelos sentidos. Há dois níveis de concretização dos esquemas narrativos: o temático e o figurativo.

O figurativo é mais concreto do que o temático, cria um efeito de realidade, pois constrói uma cena real, com gente, bichos, cores, etc. Por isso representa o mundo no texto. Conforme o modo de concretização da estrutura narrativa, temos dois tipos de textos: os temáticos e os figurativos. Os textos temáticos procuram explicar os fatos e as coisas do mundo, buscam classificar, ordenar e interpretar a realidade. Quando se diz que um texto é figurativo ou temático, o que se quer dizer é que ele é predominantemente, e não exclusivamente, figurativo ou temático. Podem aparecer algumas figuras nos textos temáticos e alguns temas nos textos figurativos. A classificação decorre da predominância de elementos abstratos ou concretos, não da sua exclusividade. Como o nível temático e o nível figurativo são dois níveis sucessivos de concretização, podemos ter textos temáticos sem a cobertura figurativa, mas todo texto figurativo pressupõe, sob as figuras de um tema. Para entender um texto figurativo é preciso alcançar seu nível temático, pois um texto figurativo sempre joga com dados concretos para, por meio deles, revelar significados mais abstratos.

Os estudos lingüístico-gramaticais hoje focam sua lógica nos textos e não em

palavras e frases isoladas. A combinação da morfologia, que forma o que se chama de

eixo da escolha (paradigmático), com a sintaxe, que forma o eixo da combinação

(sintagmático) gera o que realmente interessa quando se quer comunicar: a semântica.

A semântica é o sentido dos textos, pois as palavras só ganham sentido dentro de

textos. O significado delas está no eixo da escolha, nos dicionários, mas na mensagem

temáticos, isto é, quando predomina a idéia, e figurativos, isto é, quando predominam

Perguntas similares