3) “Neste mesmo mês, três mil integralistas – a ‘luz da nova era’, segundo seu chefe, Plínio Salgado –, promovem seu Segundo Congresso Nacional… Sob o ridículo das saudações, da indumentária, dos rituais, havia planos concretos de influir no processo de decisão política. Além dos gestos e dos textos, eles saíam às ruas. Aparentemente, a Lei de Segurança Nacional se dirigia aos camisas verdes. Na realidade, o que visava eram as ameaças de mobilização… como a da Aliança Nacional Libertadora.”
(Paulo Sérgio Pinheiro, Estratégia da Ilusão.)
a) A que período de nossa história correspondem os fatos mencionados no texto?
b) Resuma o movimento chefiado por Plínio Salgado.
Respostas
Resposta:
a) Era Vargas (1930-1945) na fase constitucional.
b) Plínio Salgado fundou e foi líder da Ação Integralista Brasileira, em 1932 ele iniciou uma sequencia de ações que resultaram na criação da Ação Integralista Brasileira.
Explicação:
a) Os fatos mencionados no texto se referem ao período em que Getúlio Vargas governou.
b) Plínio salgado chefiou um movimento que ficou conhecido como “Ação Integralista Brasileira”.
Era Vargas e Plínio Salgado
Segundo o texto, Plínio Salgado era contrário a liderança de Getúlio Vargas, desse modo, ele fez um evento em 1937 com a intenção de derrubar o então presidente. Mas a preocupação maior da Segurança Nacional era a Aliança Nacional Libertadora.
Plínio liderou o movimento dos Integralistas que visava o poder nas mãos dos altos escalões, mas ao ter seu plano frustrado, tentou invadir a residência do presidente e foi reprimido.
Plínio Salgado foi preso e permaneceu em exílio por seis anos em Portugal.
Entenda mais sobre a Era Vargas e Plínio Salgado em: https://brainly.com.br/tarefa/3425590 e https://brainly.com.br/tarefa/26356343
#SPJ2