• Matéria: ENEM
  • Autor: gmoura2945
  • Perguntado 7 anos atrás

3. Sobre a proposta de intervenção na redação do Enem, é correto afirmar, exceto: *
A) Para elaborar uma proposta de intervenção conforme a matriz de referência da prova de redação, é importante que você não confunda a proposta com uma simples conclusão do texto: ao final da exposição das ideias, é indispensável que você mostre aos corretores propostas coerentes e viáveis para o problema sugerido no tema, caso contrário, sua pontuação ficará seriamente prejudicada
B) Na dissertação-argumentativa do Enem, o candidato precisa defender uma ideia e justificá-la por meio de argumentos consistentes. É preciso, também, criar uma proposta de intervenção para o problema seguindo os mesmos moldes da conclusão de um texto.
C) Intervir significa atuar diretamente, agindo ou decidindo, e emitir, expor opinião. Sendo assim, na proposta de intervenção, é preciso que o candidato apresente soluções exequíveis para o problema. É indispensável que as propostas apresentadas sejam coerentes e viáveis.
D) A proposta de intervenção deve estar relacionada com os argumentos expostos e deve ser muito bem detalhada, mostrando assim que você se preocupou com sua elaboração e aplicabilidade. Além disso, vale ressaltar que, nos textos dissertativos argumentativos, não vale ficar em cima do muro ou ser indiferente, é preciso intervir!
E) A proposta de intervenção deve respeitar os direitos humanos, sobretudo o direito à vida, à liberdade. Isso significa que nenhuma forma de violência deve ser considerada como proposta, mesmo que, individualmente, o autor acredite que esse seja o caminho. Além disso, a proposta de intervenção precisa ser detalhada.

Respostas

respondido por: rusvirus53
28

Resposta:

B

Explicação:

. Não basta concluir o texto, é obrigatória a apresentação de soluções viáveis – a proposta de intervenção – que respeitem os direitos humanos, tópico previsto na matriz de referência do Exame. Isso quer dizer que não basta finalizar seu texto, você deve intervir, ou seja, atuar diretamente, agindo ou decidindo, emitindo e expondo opinião. Na sua proposta de intervenção, você deve apresentar soluções exequíveis, isto é, praticáveis, portanto, nada de propostas mirabolantes ou soluções milagrosas, é preciso analisar com cautela aquilo que pode ser, de fato, executado pelos cidadãos ou autoridades políticas.

Perguntas similares