Ao se afirmar que “a soberania é originária da Nação, mas só adquire expressão concreta e objetiva quando se institucionaliza no órgão estatal, recebendo através deste o seu ordenamento jurídico-formal dinâmico”, fazemos referência: *
A)a Teoria da soberania popular.
B)a Teoria objetivista;
C)a Teoria absolutista;
D)a teoria da soberania nacional;
E)Teoria realista ou institucionalista;
2)Um dos fenômenos mais difundidos na vida social é o poder, que permeia desde as relações mais íntimas e privadas até as mais institucionalizadas. O conceito de poder tem na política o seu papel mais central, relacionando-se com outros conceitos igualmente relevantes, como dominação e autoridade. Analise os enunciados abaixo e assinale a opção incorreta. *
5 pontos
A)O conceito de autoridade está fundamentado na legitimidade, cuja origem pode ser, ou não, os ordenamentos jurídicos que definem as funções do detentor do poder.
B)- A coerção consiste em um alto grau de constrangimento ou ameaça de privações a um ou mais sujeitos por parte de outro ou outros, de modo que a obediência à vontade de quem a exerce aparenta ser a alternativa menos penosa.
C)O poder é a capacidade de imposição da vontade de um sujeito a outro ou outros, a despeito de eventual resistência, portanto, envolve conflituosidade.
D) As relações permanentes de mando e obediência política baseiam-se tanto em fatores materiais como em hábitos e expectativas e ocorrem especificamente no ambiente do Estado. X
O poder é um conceito relacional, que deriva não somente da posse ou uso efetivo de determinados recursos, mas também de imagens, de hábitos e de expectativas quanto a reações dos atores envolvidos numa relação.
Respostas
01. Esta é a Teoria Realista ou Institucionalista, que procura demonstrar que, apesar do papel fundamental da Nação, o Estado é, quem, de fato, quando pautado e baseado em legislações e organizações sólidas e institucionalizadas, pode dar fundamento a soberania.
Letra e)
02.
A) O conceito de autoridade está fundamentado na legitimidade, cuja origem pode ser, ou não, os ordenamentos jurídicos que definem as funções do detentor do poder.
Correto. Podemos dizer que o conceito de autoridade baseia-se em legitimidade, seja ela advinda do que for.
B) A coerção consiste em um alto grau de constrangimento ou ameaça de privações a um ou mais sujeitos por parte de outro ou outros, de modo que a obediência à vontade de quem a exerce aparenta ser a alternativa menos penosa.
Correto. A coerção oferece dois caminhos, de maneira geral: o da dor, que é o da desobediência, e o da sobrevivência, que é o da obediência.
C) O poder é a capacidade de imposição da vontade de um sujeito a outro ou outros, a despeito de eventual resistência, portanto, envolve conflituosidade.
Correto. Poder pode ser entendido dessa forma, como conflito de vontades e imposições.
D) As relações permanentes de mando e obediência política baseiam-se tanto em fatores materiais como em hábitos e expectativas e ocorrem especificamente no ambiente do Estado.
Falso. O exercício do poder, da coerção e etc, não estão restritos a esfera do Estado.
E) poder é um conceito relacional, que deriva não somente da posse ou uso efetivo de determinados recursos, mas também de imagens, de hábitos e de expectativas quanto a reações dos atores envolvidos numa relação.
Correto. Mais do que uma entidade, o poder é um contexto, dado em relação a algo. Todos exercem poder, em alguma escala.