Quais sao características que podem ser observadas no comportamento do paciente frente ao adoecimento?
Respostas
NTRODUÇÃO: No Brasil, os transtornos mentais são a terceira causa de longos afastamentos do trabalho por doença. O debate sobre a relação entre trabalho e saúde mental se faz importante para a busca de mudanças nessa relação
OBJETIVOS: Analisar a percepção de pacientes atendidos em um hospital psiquiátrico do nordeste brasileiro sobre a relação entre seu adoecimento e a atividade laboral exercida.
MÉTODO: Estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de entrevistas semiestruturadas com dez pacientes em tratamento em um hospital psiquiátrico do nordeste brasileiro, buscando a percepção desses sobre a relação entre o seu adoecimento e a atividade laboral exercida. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, processados no software IRaMuTeQ e analisados pela classificação hierárquica descendente.
RESULTADOS: O corpus textual apresentado em seis classes, levando em consideração quatros aspectos: caracterização dos trabalhadores, dados ocupacionais, dados de saúde relacionados ao início do adoecimento e busca de tratamento e análise lexical.
CONCLUSÃO: Os trabalhadores percebem o trabalho como um fator influenciador para o seu adoecimento mental, na medida em que pode afetar suas relações interpessoais, ser fonte geradora de estresse e distúrbios no sono, corroborando a literatura vigente, nacional e internacional, acerca do adoecimento mental e a relação com o trabalho.