1)Como se forma o solo?
2) Como se chama a camada do solo onde se encontram os seres vivos?
3)O que é intemperismo?
4)O que é rocha matriz? Qual é a sua função na formação do solo?
5) Qual é a importância de ter o minhocas no solo?
6) Como se chama a camada do solo onde podem ser encontrados os lençóis freáticos?
7) Diferencie o solo arenoso, o siltoso e o argiloso quanto à permeabilidade.
8) Que caracerísticas nos permitem definir se um solo argiloso?
Respostas
Resposta:
8) R: POROS MENORES
Explicação:
O SOLO ARGILOSO CONTÉM POROS MENORES
EX: O SOLO ARENOSO TEM POROS MAIORES
Resposta:
1) Como se forma o Solo. Com a ação do sol, do vento, da água, das diferenças de temperatura, as rochas transformam-se em pequenas partículas (areia e pó). Essas pequenas partículas vão-se misturando com restos de plantas e animais e formam o solo. Solo – é a camada mais superficial da terra.
2) A crosta terrestre é a camada da Terra onde os seres vivos habitam e onde se constrói o espaço geográfico. A Crosta Terrestre é a menor e a mais externa entre as camadas do planeta Terra.
3) O intemperismo é um processo que representa o caráter dinâmico do solo e das rochas. O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. ... Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.
4) Rocha matriz ou rocha-mãe é a rocha que se desagrega para dar origem ao solo. ... A camada superficial do solo fértil, também conhecida como solo agrícola, apresenta característica escura, fofa, úmida, rica em matéria orgânica, sais minerais e microrganismos.
5) Minhocas ajudam a decompor material orgânico, digerindo-o e transformando-o em nutrientes, que são repostos no solo. As minhocas do subsolo cavam túneis e, assim, criam passagens na terra para o ar, para a água e para as raízes das plantas.
6) Os lençóis freáticos ficam na camada imediatamente acima da camada impermeável do solo. Explicação: O lençol freático é a camada do solo onde se acumulam águas subterrâneas, formada pela infiltração da água da chuva no solo.
7) Solo arenoso, siltoso e argiloso:
* Solo arenoso: Possui grande quantidade de areia. Esse tipo de solo é muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia. Normalmente ele é pobre em nutrientes.
* Solo siltoso: O Silte está entre a areia e a argila e é o “primo pobre” destes dois materiais nobres. É um pó como a argila, mas não tem coesão apreciável. Também não tem plasticidade digna de nota quando molhado. Estradas feitas com solo siltoso formam barro na época de chuva e muito pó quando na seca.
* Solo argiloso: É formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes, característica essencial para a prática da atividade agrícola.
8) Comuns em diferentes regiões do Brasil, os solos argilosos se caracterizam por apresentar grãos pequenos e alta coesão. Também conhecidos como solos finos, eles têm consistência variável em função da quantidade de água presente entre os grãos.
O solo argiloso, chamado de “solo pesado”, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados.
Explicação:
Bom estudo!