• Matéria: Português
  • Autor: milew400
  • Perguntado 7 anos atrás

PFVR PRECISSO DA RESPOSTA URGENTE!!! ME AJUDEEEM PLIS ​

Anexos:

Respostas

respondido por: RosaTabegna
1

Resposta: Quais são os textos lidos?Se for o que vc postou já vou responder.

1.Explicação: Sujeito+ Verbo Intransitivo + predicativo do sujeito

O verbo Intransitivo não pede complemento e quando aparece e for um adjetivo, qualificando o sujeito, temos um predicativo do sujeito.

Exemplo: Os ventos sopravam furiosos. Sujeito: Os ventos; Verbo intransitivo: sopravam e furiosos que está qualificando o sujeito é predicativo do sujeito. Predicado Verbo Nominal.

2. Explicação: Verbo + Objeto + predicativo do objeto

O verbo transitivo direto e indireto pede complemento que é o objeto direto e o objeto indireto, o predicativo do objeto atribui uma qualidade ao objeto.

Exemplo: Os alunos deixaram  o mestre furioso.

Os alunos=sujeito, deixaram verbo transitivo direto, quem deixa, deixa alguém, como está sem preposição é transitivo direto, o mestre é objeto direto e o predicativo do objeto furioso, está qualificando mestre.

3.Explicação: Verbo transitivo +Objeto + predicativo sujeito

O verbo transitivo sempre pede complemento e após o complemento se vier uma qualidade do sujeito teremos um predicativo do sujeito, com isso o Predicado será Verbo-Nominal.

Exemplo: O presidente demitiu-me furiosamente. Sujeito: O presidente, verbo demitiu= transitivo direto, me= objeto direto e furiosamente dá qualidade ao sujeito, por isso é predicativo do sujeito.


milew400: valeu ❤
Perguntas similares