• Matéria: Biologia
  • Autor: gabrielle0113
  • Perguntado 7 anos atrás



Movimento

O movimento mais fácil de ser observado é a locomoção dos animais: eles se deslocam por conta própria de um lugar para outro. Essa é uma característica importante dos animais, mas nem todos os animais se locomovem, como a esponja que vive presa ao substrato, chamadas sésseis, ou fixos. Apesar de sésseis , o movimento está presente nesses organismos de diversas maneiras, sendo uma delas o movimento que ocorre naturalmente no citoplasma das células que formam o corpo, processo que se verifica no citoplasma de células de todos os organismos.
A locomoção não é um movimento exclusivo dos animais, pois é observada também em outros seres vivos, como na maioria dos protozoários, seres eucariontes formados por uma única célula, exemplo: o paramécio, que se locomove por cílios.
As plantas também possui movimentos, alterando sua posição em resposta a estímulos do ambiente. Um desses estímulos é a luz. Elas geralmente crescem movimentando-se em busca de luz.



1) Diferencie os animais que apresentam movimento dos que não apresentam, dê exemplo.

Respostas

respondido por: DSMoreira1990
4

Resposta:

Animais que não apresentam movimento, também conhecidos como animais sésseis) geralmente não apresentam tecidos bem definidos e especializados, ou seja, não possuem tecido nervoso, tecido ósseo ou tecido muscular. Observe que para a realização de movimento, precisamos possuir essa especialização de tecidos para que ocorra tanto a resposta motora a ao estímulo do meio quanto ao movimento por vontade própria.

Exemplo de animais sésseis: poríferos (esponja do mar), corais.

Espero ter ajudado.

Bons estudos.

Explicação:

Perguntas similares