Os movimentos messiânicos eram mais comuns do Brasil do
que imaginávamos. Além de Canudos, várias revoltas
envolvendo seguidores destes movimentos eclodiram durante a
primeira metade de século passado. Como o Messianismo foi
possível?
Respostas
Resposta:
O messianismo se caracteriza como um movimento cujo líder é apresentado como um enviado divino. Ele pode ser um religioso, um político ou apenas uma figura extremamente carismática que promete o fim da opressão e do desespero para um povo.
Especificamente no Brasil, movimentos messiânicos são frequentemente marcados por uma religiosidade combinada com resistência política. Por exemplo, em Canudos, o líder Antônio Conselheiro mostrava-se contra a República recém-instaurada. Em geral, o início do século XX mostrou-se terreno fértil para o aparecimento dos messianismos no Brasil, uma vez que o interior do país era pobre, faminto e aculturado, sendo frágil perante o poder de persuasão destes líderes.
Resposta:
Foi possível devido a algumas condições objetivas como a concentração fundiária, a miséria dos camponeses e a prática do coronelismo, e por condições como a forte religiosidade popular.
Os grandes grupos sociais que acreditaram nos messias e os seguiram, procuravam satisfazer suas necessidades espirituais e ao mesmo tempo materiais.