• Matéria: Filosofia
  • Autor: rafaela200586
  • Perguntado 7 anos atrás

ME AJUDEM POR FAVOR?
1. Descreva a atuação de Sócrates como filósofo e a motivação que levou a morte.
R=
2. Por que o "sei que nada sei" Socrático é considerado um ponto de partida para a prática filosófica?
R=
3. Descreva a relação possível entre a prática filosófica e o mito da caverna escrito por Platão?
R=
4. No mito da caverna de Platão quem representa o filósofo?
R=
5. Cite e descreva brevemente o conteúdo de duas obras de Platão.
R=
6. Em Platão o verdadeiro conhecimento está dentro ou fora da caverna? Explique.
R=
7. Qual o significado das expressões doxa e episteme?
R=
8. No que o pensamento de Aristóteles se diferencia do de Platão?
R=
9. O nome da Academia fundada por Aristóteles era Liceu? Comente.
R=

Respostas

respondido por: luizamaah
3

Resposta:

1) Sócrates começou a atuar com Filosofia quando, ao fazer uma visita ao Oráculo de Delfos, disseram que ele não saber de nada o tornava o homem mais sábio do mundo. Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses, e portanto foi condenado a morrer tomando cicuta. Sócrates usa sua morte como uma lição final para seus pupilos, ao invés de fugir quando a oportunidade surgiu, e encara a morte calmamente.

2)aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.

3) O mito da caverna de Platão representa um pouco a relação do homem consigo mesmo e com o mundo que o cerca, sendo uma das bases da filosofia. Conforme faziam os prisioneiros da caverna, muitas pessoas se contentam com as sombras, sem procurar a realidade ou o sentido verdadeiro das coisas. 

4)representa o filósofo que, na concepção platônica, conhecedor do Bem e da Verdade, é o mais apto a governar a cidade.

5)1. Apologia de Sócrates: escrito após a morte de Sócrates, o texto narra os últimos momentos do mestre de Platão, quando foi acusado de corrupção da juventude de Atenas, julgado e condenado à morte.

2. Láques, ou Da coragem: o livro traz uma nova concepção de coragem ao cidadão grego, antes habituado à concepção heroica relacionada a Aquiles e Ulisses, por exemplo. Agora, a concepção de heroísmo ganha uma conotação de ação moralmente equilibrada e justa.

6)fora da caverna, pois enquanto você está dentro da caverna você não tem acesso a "todas as verdades", apenas uma miragem dela, ou aquilo que te dizem que você deve acreditar

7)Doxa é uma palavra grega que significa crença comum ou opinião popular.

Episteme: Conhecimento real e verdadeiro, de caráter científico, que se opõe a opiniões insensatas e sem fundamento, muito empregado na filosofia grega ou no platonismo.

8) Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível

9)Sim

Perguntas similares