As rochas, quando passam pelo processo de intemperismo, sofrem um processo de decomposição e fragmentação, transformando-se em sedimentos ou material sedimentar, que podem ser transportados para outras áreas. Os termos “decomposição” e “fragmentação” acima destacados fazem referência, respectivamente, aos intemperismos:
a)biológico e físico.
b)biológico e químico.
c)físico e químico.
d)químico e físico.
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação:
Químico e Físico
Biológico e físico. Alternativa A.
As rochas sofrem três tipos de intemperismo:
- Físico
- Químico
- Biológico
Físico: O intemperismo físico acontece pela ação do frio ou do calor. Os minerais que constituem a rocha possuem diferentes coeficientes de dilatação, isso quer dizer eles se dilatam em temperaturas diferentes.
Ao serem submetidos a variações de temperaturas alguns minerais podem se dilatar ou contrair-se mais, fragmentando-se da rocha.
Químico: O intemperismo químico é a mudança da estrutura química dos minerais que compõem a rocha, por diferenças de pressão e temperatura. Ficando instáveis quimicamente, esses minerais podem desagregar-se ou sofrer decomposição.
Biológico: Ocorre quando há participação de seres vivos no processo, também chamado de intemperismo químico-biológico ou físico-biológico.
Geralmente envolve ação de bactérias, restos orgânicos de animais e raízes de plantas, que podem alterar a composição física e química dos minerais, fazendo com que eles decomponham.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/1119505