• Matéria: Filosofia
  • Autor: amandagoncalvesluz
  • Perguntado 6 anos atrás

Visto a citação da obra O Banquete, de Platão, apresente a definição de amor segundo o pensamento do filósofo?​


amandagoncalvesluz: pelo app é difícil mesmo
Anônimo: eu não sei se sou eu que to explicando mau ou essas pessoas que não entendem ;-; eu já copiei e colei nos dois.
higormiguel00: VOCE EXPLICOU CERTO
Anônimo: obg <3
mahespindola860: pior resposta q encontrei
aileenalbano04: pq é burra e não entende ne minha filha
cwmila1: oloco
juliolarsen2004: oh shit
joaobr066: Eita
pablofernando001: TRETA

Respostas

respondido por: kummerleonardo02
469

Resposta:

Amor é denifido por platão como eros, que seria o desejo, nesse sentido platão afirma que o amor só existe quando existe o desejo, e o desejo só existe quando existe a falta do desejado. Por isso o verdadeiro representante do amor seria o filósofo, pois na medida em que ele busca o conhecimento inteligível seu desejo ultrapassa a mera materialidade dos corpos e ascende as ideias.

Explicação:

respondido por: vchinchilla22
3

Platão define o conceito de amor em sua obra O Banquete; para ele, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, porque estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas.

Platão pensava que o amor devia ser a admiração entre duas pessoas e que se complementam. Amar a beleza de forma pura, algo que vai além da mera atração física.

Dois são os discursos que monopolizam a atenção no Banquete de Platão; o de Pausânias e o de Diotima.

  • Para Pausânias, o amor se concentra mais na alma do que no corpo. Encontra-se na estabilidade, algo que o corpo não pode cumprir como condição, porque murcha rapidamente com o passar do tempo.

  • Para Diotima, amor é o desejo de possuir o bem, mas também de procriar no belo, referindo-se tanto ao corpo quanto à alma.

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/26438356

Anexos:
Perguntas similares