Respostas
Olá!
Para entendermos os fatores que possam dificultar a densidade demográfica, primeiro vamos entender do que se trata a densidade demográfica.
Densidade demográfica: Trata-se da relação entre a população total de uma região (seja ela um país, estado, bairro...) entre a área da superfície do território estudado.
Quando uma densidade demográfica é alta, significa que muitas pessoas habitam em um metro quadrado, quando baixa, poucas pessoas habitam em um mesmo quilômetro quadrado.
O que pode dificultar o seu cálculo, é quando não há um censo populacional/ demográfico, ou seja, quando não se sabe quantas pessoas habitam em determinado local. Quanto mais avançado - em tecnologia - é um território, geralmente, maior é a sua densidade demográfica. Na região sudeste, por exemplo, existe o crescimento vertical - e é populoso e povoado -, por este motivo sua densidade demog. é alta, já na região norte, por ter o meio ambiente preservado - mesmo sendo seu território grande em km^2 - e pouca população se comparada ao sudeste, por isso, apresenta uma baixa densidade demográfica. Esses valorem existem devido ao número total de habitantes e a área de seus territórios.
Espero te ajudado! Abraços.