Respostas
Resposta:
Escalada: Escalada Livre , Escalada Esportiva Outdoor , Escalada Esportiva Indoor , Bouldering , Escalada em Big Wall.
Rapel : Rapel Vertical, Cascading , Rapel Intercalado , Rapel de Frente Inclinada, Rapel Negativo , Rapel Invertido Negativo.
Explicação:
Escalada
Chegar ao topo de uma parede (rochosa ou não) é o objetivo desse esporte. Criado como uma técnica de alpinismo na Alemanha, a escalada caiu no gosto de muitos aventureiros. Hoje em dia é possível realizar escalada indoor (parede artificial com garras que imitam rochas) ou outdoor (paredes rochosas naturais). Na modalidade artificial, os equipamentos de escalada facilitam a vida dos praticantes. Eles ajudam a chegar no cume com menos dificuldade. Já na natureza, os acessórios são uma questão de segurança. Confira algumas modalidades de escalada
Rapel
Descer paredões rochosos e/ou artificiais com a ajuda de cordas e equipamentos apropriados é o objetivo do rapel. Essa técnica vertical também teve origem no montanhismo, e com o passar dos anos, se tornou uma modalidade independente. O rapel pode ser praticado em diferentes lugares. Cachoeiras, grutas e canyons são muito procurados por aventureiros que preferem estar em meio a natureza. Já paredes de edifícios, viadutos e passarelas também podem servir de local para a prática desse esporte radical na cidade. Confira algumas modalidades de rapel
Resposta:
A semelhança entre rapel e escalada são que ambos utilizam cordas e cadeirinhas, consistem em esportes radicais que são feitos nas paredes.
Os dois esportes radicais utilizam os mesmos equipamentos, como as cordas, cadeirinhas, capacete, etc.
A diferença desses esportes radicais é que o rapel tem como objetivo a descida de paredes rochosas. Já a escalada tem como intuito a subida da parede, chegar ao topo da montanha, por exemplo.
Ambos esportes precisam de equipamentos de segurança.
Espero ter ajudado!